Histórico

Síntese histórica da Associação

A Associação foi criada por Alvará em 18 de Dezembro de 1910, denominada como Associação de Classe Industrial de Veículos e Artes Correlativas.

Em 26 de Março de 1932 passou a denominar-se Câmara Sindical dos Comerciantes de Automóveis e de Indústrias Anexas de Lisboa.

Em função da nova legislação sobre Organização Corporativa, o seu nome é de novo alterado para Grémio das Oficinas de Reparação de Automóveis e Indústrias Anexas do Sul.

Com o fim do regime corporativo é criada por escritura notarial, em 21 de Fevereiro de 1975, a Associação dos Reparadores de Automóveis do Sul.

Em 17 de Fevereiro de 1984, em consequência do seu alargamento de âmbito, geográfico a nível nacional, e às actividades do sector de comércio retalhista, foi inscrita no Registo Nacional de Pessoas Colectivas e publicados novos estatutos com um novo nome, Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel - ANECRA , tornando-se na maior associação nacional do sector automóvel em Portugal.

Por despacho de 28 de Novembro de 2005, o Sr. Primeiro-Ministro, declara a Anecra como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Em Novembro de 2010, a Anecra comemora o seu primeiro CENTENÁRIO e inaugura as novas instalações da sua Sede, na Av. Gago Coutinho, em Lisboa.

Âmbito e Missão

A Anecra é constituída por cerca de 3500 empresas singulares e colectivas do sector privado que, devidamente legalizadas, prosseguem fins lucrativos e se dedicam no território nacional:

• À actividade de reparação de veículos automóveis ou afins ou

• Às actividades de comércio retalhista de veículos, máquinas agrícolas e industriais, pneus, peças e acessórios, reboques, motociclos e outros bens ligados ao comércio retalhista automóvel.

A Anecra tem como finalidade:

• Defender os interesses dos associados, representando-os designadamente perante:

  1 - Administrações Central, Regionais ou locais;

  2 - Grupos económicos;

  3 - Sindicatos ou outras estruturas representativas dos trabalhadores, legalmente autorizadas;

  4 - Organismos internacionais;

  5 - Quaisquer outros agrupamentos de interesse;

• Promover estudos que possam estimular o desenvolvimento e progresso geral da actividade dos seus associados, designadamente nos campos jurídico, económico, social e técnico;

• Pôr em prática tudo quanto possa contribuir ou ser profissionalmente útil ao desenvolvimento social, técnico ou económico dos seus associados;

• Desenvolver e consolidar um espírito de solidariedade e apoio recíproco entre os seus associados;

• Constituir e administrar fundos;

• Estudar e defender os interesses das empresas do sector de forma a garantir-lhes a adequada protecção.

Representatividade a nível institucional

A Anecra está filiada nas seguintes estruturas nacionais:

• CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

• Associação de Imprensa Não Diária

• Pertence igualmente ao Conselho de Administração do C.E.P.R.A. - Centro de Formação Profissional para a Reparação Automóvel.

A nível Internacional pertence ao organismo de cúpula Sector Automóvel Europeu:

C.E.C.R.A. - Comité Europeen du Commerce et de la Reparation Automobiles.

 

RetrocederContacto por E-mail